BPTRAN REALIZA FORMATURA DO CURSO DE CAPACITAÇÃO DE MOTOCICLISTA POLICIAL DE 2024 29/04/2024 - 09:21

Na manhã desta sexta-feira, dia 26 de abril, foi celebrado a formatura do Curso de Capacitação de Motociclista Policial do ano de 2024, uma iniciativa pioneira criada através do Decreto Estadual nº 11869, de 11 de agosto de 2014. O evento que aconteceu na sede do BPTran, contou com a presença de ilustres autoridades e representantes das forças de segurança.

Entre as figuras de destaque presentes estavam o Cel. QOPM Emídio Angelotti, Comandante do Policiamento Especializado (CPE); o Ten.-Cel. QOPM Alexsandro Rodrigo Rosinski Lima, Comandante do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), o Ten.-Cel. QOPM Omar Bail, Comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran); o Major QOPM Leandro Sech Ribas, Subcomandante do BPTran; o Major QOPM Silvio Bélico Junior, Oficial P3 do BPTran e Coordenador do Curso de Motociclista; o 1° Ten. Glasenapp, representando o Comando da 5ª Companhia de Polícia do Exército Brasileiro; o 2° Ten. José Leonardo Schmitt, representando o Comando do 20° Batalhão de Infantaria Blindado (20° BIB) e o Guarda Municipal Mário Sérgio da Silva, Chefe do Grupo Tático de Motos da Guarda Municipal de Curitiba.

O cerimonial foi marcado por momentos de emoção e reconhecimento, especialmente quando 24 valiosos motociclistas veteranos, foram escoltados pelos formandos no último exercício e avaliação de escolta do curso, que teve início nesta manhã no Aeroporto Afonso Pena, com destino ao DETRAN. Eles entregaram pessoalmente os certificados de conclusão do curso e o tão almejado brevê de motociclista aos novos profissionais. Vale ressaltar a presença do Coronel Veterano Plínio Walger, responsável pela implementação do Pelotão de Motociclistas em 1973, atual Companhia Tático Móvel de Trânsito (COTAMOTRAN), e do Cel. Mattos ex-comandante do BPTran e da antiga PETAMOTran, que estavam prestigiando o evento.

Durante a cerimônia, foram entregues mimos aos três primeiros colocados do curso como forma de reconhecimento pelo esforço e dedicação. Os homenageados foram o 3° Sgt. Gabriel Sales Queiroz que ficou em 3º lugar, o Subtenente QPMG 1-0 Marcelo Cezar de Oliveira que ficou em 2º lugar, e o Soldado QPMG 1-0 Jairan Dourado Pordeus que ficou em 1º lugar.

Ao todo, 24 alunos concluíram o curso, que teve duração de 90 horas, iniciando em 15 de abril e culminando com a solene formatura em 26 de abril. Dentre os instruendos, destacam-se a participação de um militar do Exército Brasileiro, um Guarda Municipal de Curitiba, um policial militar da CIROCAM, quatro policiais militares do BPRv e dezessete policiais militares do BPTran.

O evento foi encerrado com agradecimentos aos colaboradores, instrutores e adjuntos, seguido de um momento de oração e um coquetel de confraternização, simbolizando não apenas o fim de uma jornada de aprendizado, mas também o início de uma nova fase para os novos batedores.

Polícia Militar do Paraná, nós fazemos a diferença!